quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

ALTERAÇÃO DE REGRAS 2013 CBF7



Estas são as alterações de regras para 2013
REGRA 03
 08 - Quando do atendimento a qualquer atleta lesionado, este obrigatoriamente deverá deixar o campo de jogo por qualquer lugar do mesmo, desde que autorizado por um dos Árbitros, podendo ser substituído imediatamente, e o atleta em questão estará apto a retornar somente quando da próxima posse de bola de sua equipe e com autorização do Árbitro, exceto o goleiro que poderá continuar no jogo, sem a obrigatoriedade de ser substituído. 

11 - A comissão técnica das equipes será composta pelos seguintes membros: 
 • Técnico ou Treinador
 • Massagista
 • Fisicultor
 • Médico 

12 - É permitida a substituição de membros da comissão técnica, apenas uma única vez desde que devidamente registrado e o substituído não poderá retornar. 

REGRA 04 
07 - O capitão deve ser identificado com 01 tarja fixada em um dos braços de cor diferente do uniforme, se substituído, deve entregá-la a seu substituto. 

10 - O uso de bermuda térmica está condicionado a sua cor ser idêntica à cor predominante do calção ou no caso de toda equipe se utilizar desta peça na mesma cor, ainda que diferente da cor do calção, esta deverá ser uniformizada, não importando quantos atletas utilizem na mesma equipe. 

11 – Os atletas não poderão usar ataduras e esparadrapo por fora das meias para segurar as caneleiras, exceto se for da cor dos mesmos. 

REGRA 05 

ADENDOS: 

1 - Determinadas partidas poderão ser realizadas com tempo diferenciado, a pedido da transmissora de TV, podendo ser paralisado por 02 minutos, aos 12 de cada período, mas sem solicitação de tempo pelas equipes durante sua realização. 

2 - Nas categorias Sub 07 e Sub 09, os atletas não deverão ser advertidos com cartões disciplinares, sendo que em casos graves, poderá o arbitro solicitar ao Técnico da equipe, sua imediata substituição. O atleta será considerado excluído da partida, mas poderá permanecer no banco de reservas.

REGRA 09

01 - As transgressões subordinadas a esta regra estão divididas em: 
§ Infrações Técnicas. 
§ Infrações Disciplinares.
§ Infrações Pessoais.

INFRAÇÕES TÉCNICAS 02- Toda infração técnica acumula em súmula infração individual e coletiva.
INFRAÇÕES DISCIPLINARES: PENALIDADES: • COM A BOLA EM JOGO: Se o árbitro paralisar a partida, obrigatoriamente aplicará o cartão disciplinar e será considerada como infração técnica. • Anota-se em súmula infração individual e coletiva. • Tiro livre direto em favor a equipe adversária no local onde se encontrava o infrator no momento da paralisação. • Se dentro de sua própria área de meta, o Tiro Livre será cobrado na intersecção das linhas frontal e lateral da mesma. •

COM A BOLA FORA DE JOGO: O árbitro dará a advertência que julgar necessária. • Anota-se em súmula infração individual e coletiva até a 5ª infração. • Reinicia o jogo no local onde a bola encontrava-se. 

02 - COMPONENTES DO BANCO DE RESERVAS: • As infrações para atletas somam como individual e coletiva, para membros da comissão técnica somente coletiva. As infrações, após a 5ª coletiva, quando dos atletas somam apenas como individual, além de passíveis de punições maiores 

PENALIDADE: Se a partida for paralisada, o arbitro aplicará obrigatoriamente o cartão disciplinar aos componentes do banco de reservas e deve ser reiniciada com tiro livre em favor do adversário no local onde se encontrava a bola no momento da paralisação, se dentro da área de meta do infrator, na intersecção da linha frontal e lateral desta. 

03 - Ficam estabelecidos os seguintes cartões disciplinares e suas penalidades: 

a) CARTÃO AMARELO – O atleta advertido é substituído imediatamente, e deve deixar o campo de jogo pela zona de substituição, permanecer no banco de reservas, podendo retornar somente após 02 minutos cronometrados de bola em jogo. 

b) CARTÃO VERMELHO - O atleta é expulso e deverá deixar o campo pela zona de substituição, não poderá permanecer no banco de reservas, sendo substituído por outro atleta após 02 minutos cronometrados. Seu substituto somente poderá entrar no campo com a bola fora de jogo, com a posse de bola de sua equipe e após receber autorização do Árbitro. 

05 - Os cartões disciplinares aplicados no intervalo da partida não acumulam infrações coletivas. 

07 - Todo cartão disciplinar deve constar em súmula como individual e coletiva até a 5ª infração. 

08 - Quando da aplicação de outros cartões provenientes da mesma infração, deverá observar este procedimento: • Para o mesmo atleta, somente anota o cartão na súmula. • Para os demais membros da equipe, anota os cartões acumulando individual e coletiva até a 5º infração. 

10 – As equipes que cometerem 05 infrações técnicas por período sofrerá um Shoot Out a cada infração posterior, sendo estas zeradas ao final do período. 

a) A equipe beneficiada sairá com a bola na linha de saída do campo da equipe infratora e todos os demais atletas deveram estar atrás da linha de saída do campo contrario à cobrança, com exceção do goleiro da equipe infratora que deverá estar com parte dos seus pés em cima da linha de gol. 

b) Após a autorização do arbitro para a cobrança, o executor deverá colocar a bola em jogo em no máximo 05 segundos. Penalidade: Reversão em lateral no ponto mais próximo do local onde a bola se encontrava. 

c) Caso o goleiro da equipe infratora seja advertido com Cartão Disciplinar na execução do Shoot Out, este deverá cumprir as determinações da regra. 

d) Todos os demais atletas somente poderão avançar na jogada após o executor tocar na bola. Obs.: Caso um ou mais atletas que não estejam participando do Shoot Out, invada o espaço de 10m anterior à linha de saída do cobrador antes que este toque na bola, o Árbitro retardara a cobrança e punira o infrator conforme julgar necessário, somente após restabelecido posicionamento autorizara sua cobrança. 

INFRAÇÕES PESSOAIS: 02 - Toda infração pessoal acumula em súmula somente infração individual. REGRA 11 PENALIDADE MÁXIMA 01 - Quando uma infração técnica é cometida dentro da área de meta do infrator, sem prejuízo de quaisquer outras disposições das demais regras oficiais, deve ser concedida uma penalidade máxima em favor do adversário, a qual deve ser executada na marca correspondente. 

c) A cobrança deve ser executada, no máximo, em 05 segundos sendo o executor passível de punição disciplinar, porém, sem perder a posse da bola.