sábado, 7 de janeiro de 2012

Procissão em homenagem a São Marcos



A união de vários grupos de torcedores (incluindo as organizadas), sócios e conselheiros vai resultar na primeira procissão dedicada a um jogador de futebol. No próximo dia 14, a homenagem será feita a São Marcos, antes de amistoso com o Ajax (HOL). “Queremos fazer da despedida dele a mais longa em tempo e eventos na história”, afirma Felipe Giocondo, um dos organizadores.
A intenção é realizar uma série de “atos ecumênicos” para o ex-goleiro, culminando com o dia em que ele fizer a última partida pelo Verdão. Aconteceria, então, a cerimônia de “canonização” do Santo. “Queremos contar com a presença de Marcelinho Carioca na procissão. Ele daria testemunho de um dos milagres de São Marcos”, completa Giocondo.
É uma brincadeira, claro. Mas com pitada de seriedade. Os palmeirenses gostariam realmente de ver o antigo ídolo corintiano no evento. O goleiro teve talvez seu maior momento ao defender um pênalti do Pé de Anjo nas semifinais da Libertadores de 2000.
Até o Pacaembu/ A concentração  ocorrerá a partir das 11 horas, em frente à entrada principal do Palestra Itália, na Rua Turiassu. A saída será às 12h30, com encerramento em frente ao Estádio do Pacaembu. A expectativa inicial é reunir cinco mil pessoas. Mas...
“Depende da presença ou não do Marcos. Se ele aparecer no dia, na porta do Palestra, podemos ter até 40 mil. É imprevisível. A gente trabalha com a possibilidade de ele não vir”, afirma Giocondo.
A ideia não surgiu com a aposentadoria do goleiro. As discussões começaram na metade de dezembro, quando a continuidade da carreira de Marcos era uma possibilidade real. A diretoria do Verdão evitou abraçar a causa por temer forçar a aposentadoria do jogador. Mas agora que aconteceu, promete dar apoio.
A próxima providência é providenciar uma imagem de São Marcos – o goleiro, claro – a ser colocada no carro de som que vai liderar a primeira procissão dedicada a um ídolo do futebol.